quinta-feira, 16 de setembro de 2010

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

CADÊ ESSA TAL TECNOLOGIA?

Estamos vivendo em um mundo em constantes mudanças. Essas mudanças foram
aceleradas nos últimos dez anos, principalmente pelos avanços científicos e
tecnológicos que, juntamente com as transformações sociais e econômicas,
revolucionaram as formas como nos comunicamos, nos relacionamos com as pessoas,
os objetos e com o mundo ao redor. Encurtaram-se as distâncias, expandiram-se as
fronteiras, o mundo ficou globalizado. As novas mídias e tecnologias estão relacionadas
com todas essas transformações.

QUE TECNOLOGIA É ESSA?


Quando ouvimos falar em tecnologia, normalmente nos vem à cabeça a ideia de
complexos artefatos tecnológicos, de forma que não nos damos conta de que utilizamos
diversas tecnologias que já estão incorporadas ao nosso cotidiano. Podemos citar como
exemplos simples: canetas, lápis, talheres, óculos, termômetros, etc.


A tecnologia pode ser vista, assim, como artefato, cultura, atividade com determinado
objetivo, processo de criação, conhecimento sobre uma técnica e seus processos, etc.
A sigla TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), especificamente, envolve a
aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meios
eletrônicos e digitais, como rádio, televisão, telefone e computadores, entre outros. Ela
resultou da fusão das tecnologias de informação, antes referenciadas como informática,
e das tecnologias de comunicação, relativas às telecomunicações e à mídia eletrônica.




SERÁ QUE A EDUCAÇÃO VAI FICAR DE FORA?

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Sociedade Multimídia


Multimédia (Portugal) ou multimídia (Brasil) é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de media estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de media dinâmica (vídeo, áudio, animação) (Chapman & Chapman 2000 e Fluckiger 1995).Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multissensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregados de maneira coordenada, a saber:



Som (voz humana, música, efeitos especiais)

Fotografia (imagem estática)

Vídeo (imagens em pleno movimento [4])

Animação (desenho animado)

Gráficos

Textos (incluindo números, tabelas, etc.)

O termo multimédia refere-se portanto a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. Os conteúdos multimédia estão associados normalmente a um computador pessoal que inclui suportes para grandes volumes de dados, os discos ópticos como os CDs(CD-ROM,MINI-CD,CD-CARD) e DVDs, abrange também nas ferramentas de informática a utilização de arquivos digitais para a criação de apresentações empresarias, catálogos de produtos,exposição de eventos e para catálogos eletrônicos com mais facilidade e economia. Privilegiando o uso dos diversos sentidos visão, audição e tacto este tipo de tecnologia abrange diversas áreas de informatica.



Em latim "media" é o plural de "medium", pelo que o termo "multi-media" pode ser considerado um pleonasmo.